Dr. Max Marques

71 3358-3636

Abdominoplastia

Procedimento em que se remove o excesso de gordura e de pele do abdômen localizada abaixo da cicatriz umbilical e, restaura os músculos( Retos abdominais e músculos Oblíquos) enfraquecidos ou separados(diástase ), criando um perfil abdominal mais suave e tonificado. Ter um abdômen liso e tonificado é algo que muitos de nós se esforça para ter através de exercício físico e controle de peso. No entanto, às vezes, exercício físico e controle de peso não são suficientes para que alcancemos nossos objetivos. Mesmo pessoas com peso corporal e proporções normais podem desenvolver um abdômen frouxo e flácido. As causas mais comuns destas situações incluem:

• Gravidez,
• Envelhecimento,
• Oscilações significativas no peso,
• Hereditariedade,
• Cirurgia prévia(pós-operatório de cirurgia bariátrica).

A abdominoplastia ou plástica de abdômen é um procedimento que irá não só favorecer o emagrecimento e tratar a flacidez abdominal, mas também proporcionará acentuação no contorno da cintura com maior vizualização dos glúteos.

A abdominoplastia será uma boa opção para você se:
• Você apresenta flacidez cutânea importante no abdômen,
•Você apresenta flacidez na parede abdominal(musculatura frouxa),
•Você for saudável sem patologia que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia(pacientes portadores de doenças cardio-vasculares, Diabetesnão controlado , hipertensão não controlada, doenças pulmonares e fumantes são considerados de risco mais elevado para realização do procedimento)
• Você tem perspectiva positiva e expectativas realistas sobre a cirurgia.

Embora os resultados de um procedimento de abdominoplastia sejam tecnicamente permanentes, o resultado positivo pode diminuir muito devido a oscilações significativas no peso e em pacientes com flacidez cutânea prévia importante. Por esta razão, pessoas que estão planejando perder peso substancial ou mulheres que consideram futuras gestações são aconselhadas a postergar a cirurgia de abdominoplastia. Pacientes submetidos previamente a cirurgia bariátrica são sempre orientados quanto as particularidades específicas em relação à flacidez da pele.

A cirurgia de abdominoplastia não é um substituto à perda de peso ou a programa adequado de exercício físico. Haverá sim uma redução do volume abdominal anterior e quando não associada a lipoaspiração da cintura e dorso, teremos ainda excesso de gordura nessas regiões vizinhas ao abdômen.

Ademais, a abdominoplastia não corrige estrias, embora estas possam ser removidas se estiverem localizadas em áreas da pele adicional que será retirada, em geral, nas áreas tratadas abaixo do umbigo. As estrias remanescentes após a cirurgia, localizadas acima do umbigo, normalmente são menos visíveis com a pele esticada no pós-operatório e deverão ficar localizadas mais próximas do abdômen inferior.

Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e fique com você!. É sempre recomendável que o paciente esteja próximo ao acompanhante nas primeiras 48/72 h, período de maior risco de tonturas . Precisará também de ajuda para cuidados básicos nos primeiros dias após a cirurgia.

TIPOS DE ABDOMINOPLASTIA:

-ABDOMINOPLASTIA CLÁSSICA:
Consiste na técnica tradicional. É recomendada para paciente com sobra importante de pele e flacidez da parede muscular.. Normalmente indicada para a grande maioria das paciente que já tiveram gestações ou ganho ponderal importante. Mesmo pacientes muito magras podem ser candidatas a abdominoplastia nos casos de flacidez importante da parede muscular. Nesta técnica, não é realizada lipoaspiração no retalho descolado do abdômen anterior, mas pode ser associado procedimento complementar de lipoaspiração da região dos flancos e do dorso.

-MINIABDOMINOPLASTIA:
Consiste em uma técnica utilizada para tratamento de pacientes que apresentam flacidez restrita ao abdômen inferior e possuem implantação alta da cicatriz umbilical. Apesar de aparentemente parecer um procedimento de menor magnitude, menos invasivo, com cicatriz um pouco menos extensa que a da abdominoplastia clássica, é pouco indicada pois na maioria dos casos, tecnicamente não resolve as demandas , as queixas das pacientes, pois não trata a flacidez localizada acima da cicatriz umbilical.

-LIPOABDOMINOPLASTIA:
Nesta cirurgia, é realizada associação da abdominoplastia com lipoaspiração do retalho abdominal anterior. Apesar de teoricamente ser uma boa indicação para pacientes portadores de uma camada mais espessa de gordura no retalho abdominal, apresenta como desvantagem uma necessidade de plicatura mais econômica da parede muscular anterior quando comparada a abdominoplastia clássica, podendo resultar em abaulamentos por flacidez residual da musculatura. Essa plicatura mais econômica resulta da necessidade de um descolamento também mais econômico da musculatura em relação ao retalho de pele nesta técnica.

QUAIS EXAMES SÃO NECESSÁRIOS ANTES DE REALIZAR UMA ABDOMINOPLASTIA?
Esses são os exames que solicitamos para avaliar sua condição de saúde e a segurança do procedimento antes da abdominoplastia . Esses exames devem ser realizados em um prazo máximo de 3 meses antes da data da cirurgia.

Exames laboratoriais(Hemograma, Coagulograma, Creatinina, Glicemia, Uréia, Sódio, Potássio, Tgo,Tgp, sorologias para HIV E HEPATITE B E C, Sumário de urina, Beta hcg quantitativo(mulheres em condição fértil), T3,T4,TSH. Teste ergométrico, Radiografia de tórax, USG da parede abdominal e USG de abdômen total, Doppler venoso de membros inferiores.

Para pacientes asmáticos , solicitamos também a realização de exame de espirometria. Poderá ser necessária avaliação complementar com médicos especialistas conforme alterações pré-operatórias identificadas. Todos os pacientes deverão realizar registro fotográfico para documentação de prontuário médico.

O que acontece durante a cirurgia?
Etapa 1- Anestesia
Medicamentos são administrados para o seu conforto antes e durante o procedimento cirúrgico. As opções incluem sedação intravenosa com bloqueio peridural e anestesia geral. Geralmente optamos pela anestesia peridural com sedação. Antes do inicio do procedimento do bloqueio, a paciente já é sedada, tornando o procedimento bastante confortável.

Etapa 2 –Cirurgia
O procedimento completo da cirurgia de abdominoplastia dura cerca de 2- 3 horas, requer uma incisão horizontal, levemente arqueada, orientada na área entre a linha do púbis e umbigo. A forma e o comprimento da incisão serão determinados pelo grau de correção necessário, sendo maior ou menor na dependência do volume a ser corrigido. Essa cicatriz é desenhada com o objetivo de ficar sob as roupas de banho. Através desta incisão, realizamos um descolamento do retalho abdominal , retiramos o excesso de pele e gordura abaixo da cicatriz umbilical , expondo a flacidez da musculatura na parede abdominal. Os músculos Reto abdominais enfraquecidos são reaproximados e suturados. Realizamos também um fechamento dos músculos oblíquos, ajudando na melhora do contorno da cintura. Procedemos então as etapas de fechamento , resultando na cicatriz arqueada próxima ao púbis e semelhante a cicatriz da cesárea , porém com maior comprimento. Teremos também a cicatriz ao redor do umbigo que durante a cirurgia é preservado e reposicionado em uma nova localização após o estiramento do retalho abdominal. A cicatriz periumbilical é confeccionada de forma a ser camuflada. Tentamos embutir no interior do umbigo, de forma que tenhamos o resultado mais natural possível.

O procedimento de abdominoplastia irá resultar em um contorno abdominal mais suave e tonificado, ficando mais proporcional com o seu tipo de corpo e peso. Existem também ganhos no contorno da cintura que podem ser muito otimizados com associação da lipoaspiração desta área e em algumas situações também indicada lipoaspiração de todo o dorso e enxerto de gordura na região glutea .

Os resultados finais podem ser inicialmente obscurecidos pelo inchaço e por sua incapacidade de ficar totalmente na vertical até que a cicatrização interna seja finalizada. Dentro de duas a três semanas , você poderá ficar totalmente em pé e estará mais confiante com o seu novo perfil.

Após a cirurgia, curativos são aplicados sobre as incisões e você utilizará uma malha compressiva para minimizar o inchaço e sustentar os novos contornos do abdômen à medida que cicatrizam. O tempo médio de utilização da cinta é de 90 dias. Um dreno pode ser temporariamente colocado sob a pele para drenar qualquer excesso de sangue e de fluido que possam acumular, geralmente retirado antes da primeira semana.

Cuidados posturais são necessários após este procediemnto, devendo a paciente deambular com o tronco fletido por período de 15-20 dias , além de posicionamento no leito com cabeceira e membros inferiores fletidos por período de cerca de 30-45 dias. Geralmente recomendamos uso de camas hospitalares, podendo ser também utilizado travesseiros triangulares e almofadas.

Drenagem linfática geralmente é necessária no pós-operatorio, principalmente quando associado o procedimento de lipoaspiração. Geralmente é iniciada as sessões de drenagem linfática nas primeiras 48 h a 72 h após o procedimento.

As atividades normais deverão ser retomadas em período médio de 30 dias. Atividades na posição sentada poderão ser realizadas precocemente. Liberamos para atividades físicas em torno de 45 dias, exceto aquelas que envolvem força mais intensa na parede abdominal, que deverão ser postergadas para um período de 6 meses de pós –operatório.

Como cuidar do local da cirurgia e dos drenos, orientações dietéticas, orientações posturais, os medicamentos que tem de aplicar ou tomar por via oral para ajudar na cicatrização e reduzir o risco de infecção e trombose, e acompanhamento pós-operatório com o cirurgião plástico.

Embora os riscos na cirurgia plástica sejam menores em relação à outros métodos mais invasivos, eles existem , pois por mais mais simples que seja o procedimento, envolve questões tais como anestesia, processo de cicatrização, cuidados pós-operatórios e outras características inerentes a cada paciente, sendo portanto necessário que toda paciente goze de boa saúde e condição física adequada . Especificamente neste tipo de cirurgia, a literatura médica aponta alguns riscos considerados pouco frequentes, além dos riscos naturais a qualquer procedimento cirúrgico, tais como problemas anestésicos, Trombose venosa profunda, complicações cardíacas e pulmonares,atelectasia, arritimias…

Poderemos ter de forma pouco frequente neste tipo de cirurgia,
• Cicatrizes desfavoráveis, inclusive possibilidade de hipertrofia e também estreitamento na cicatriz umbilical,
• Sangramento (hematoma),
• Infecção,
• Acúmulo de líquidos (seroma),
• Má cicatrização com abertura de pontos(deiscência de ferida),
• Necrose da pele e/ou necrose do coto da cicatriz umbilical,
• Dormência ou demais alterações de sensibilidade da pele,
• Despigmentação da pele e/ou inchaço prolongado,
• Assimetria,
• Necrose do tecido adiposo ou necrose cutânea, que pode levar a acúmulo de liquido amarelado e deiscência da cicatriz cirúrgica,
• Danos em estruturas mais profundas tais como nervos, vasos sanguíneos, músculos e pulmões,
• Dor, que pode perdurar, por período indeterminado,
• Fios de sutura podem espontaneamente emergir na pele, tornando-se visíveis ou causar irritação que exijam sua remoção,
•Flacidez cutânea residual,

DÚVIDAS FREQUENTES:
É POSSÍVEL ENGRAVIDAR APÓS A PLÁSTICA ABDOMINAL? QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS?
Pacientes submetidos previamente a abdominoplastia estão aptas para uma nova gestação, no entanto, poderá ocorrer prejuízo importante de resultado, inclusive muitas estrias no abdômen. Recomendamos que a plástica seja preferencialmente realizada após todas as gestações.

É necessária realização de drenagem linfática após realização de abdominoplastia ?
É recomendado a realização da drenagem, normalmente iniciada cerca de 48 a 72 h após o procedimento. Quando realizada modelagem com bandagem elástica(Kinesio tape), poderá ser iniciada drenagem manual com 5 a 7 dias de pós-operatório.

A drenagem linfática estimula o funcionamento do sistema vascular linfático, facilitando o controle do edema pós-cirúrgico e diminuindo a incidência de seromas e formação de áreas de fibrose.

QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE LIPOASPIRAÇÃO E ABDOMINOPLASTIA ?
A abdominoplastia tem como objetivo tratar a flacidez e reposicionar os músculos da parede abdominal. Já a lipoaspiração promove a remoção do excesso da gordura entre a pele e a parede muscular, sem tratar a flacidez da pele e da parede muscular.
Esses dois procedimento s podem ser associados para promover uma melhor qualidade de resultado, principalmente no tratamento das regiões próximas ao abdômen .